O licenciamento ambiental é uma ferramenta de gestão pública para garantir o controle das atividades humanas que interferem nas condições do meio ambiente. É a licença que autoriza a empresa a iniciar suas atividades. Com ela, o convívio do empreendimento com o meio ambiente está aprovado e tem condições estabelecidas para continuar com as operações do negócio.

 Licença de Operação Atualizada

A Petro Ita considera importante toda e qualquer atitude favorável à saúde e à segurança ambiental. Sua preocupação com a preservação dos recursos naturais fez com que a empresa traçasse diretrizes em sua operação para o cuidado com o Meio Ambiente.

Confira algumas de nossas práticas:

 Reuso da Água

Os problemas da escassez da água são enfrentados por países de todo o mundo em decorrência do desenvolvimento desordenado das cidades, da poluição dos recursos hídricos, do crescimento populacional e industrial, entre outros. Esse fatores geram um aumento na demanda pela água, provocando o esgotamento desse recurso. Pensando nisso, nós contamos com o tratamento de água para reuso.

Em média, são lavados por dia 55 ônibus através do procedimento. Além de toda a implantação, também fazemos campanhas internas de conscientização do tema para os colaboradores. Apontamos práticas que eles podem usar em suas casas, amenizando suas despesas e contribuindo com o meio ambiente, fazendo assim, a orientação do consumo responsável da água.

 

 Reciclagem de Materiais

Coleta seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água. Reduz ainda a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.

Os materiais mais comuns presentes na empresa e que passam pelo nosso processo de reciclagem são: ferros, lâmpadas, baterias, pneus e peças de veículos inutilizadas, a areia das caixas separadoras de água e óleo, os filtros dos óleos lubrificantes de motor, caixa e diferencial, assim como os filtros do diesel e do óleo hidráulico, juntamente com as estopas contaminadas, são destinadas às empresas responsáveis que destinam esses fluidos e materiais para o devido tratamento e descarte.

 

 Descarte de Resíduos Líquidos

Resíduos líquidos são gerados em qualquer tipo de processo produtivo já que a água é utilizada em uma ou várias etapas de todas as atividades industriais. Algumas fábricas geram resíduos líquidos químico-tóxicos com elementos perigosos, como ácidos, metais pesados e óleos. No entanto, até os líquidos constituídos apenas de carga orgânica também são contaminantes.

Independente de suas características, todo efluente industrial, sem exceção, necessita de tratamento antes de ser lançado ao meio ambiente. Desta forma, evita-se a contaminação de solos, recursos hídricos, animais e pessoas, além de manter-se em conformidade com a legislação. Os resíduos líquidos podem ser produzidos pelas empresas e são resultados pela limpeza do pátio, pela lavagem de peças e veículos.

 

© 2020 Petro Ita Transp. de Passag. Ltda. || Rua Coronel Veiga, 1157 - Centro - Petrópolis - RJ || CNPJ.: 31.134.851/0001-50 Insc.Est. 84.328.472 Tel.: +55 24 2103-0599