Simples, rápida e barata: conheça a proposta para o corredor da Washington Luiz

A Petro Ita apresenta uma solução para o congestionamento diário da via. 

A proposta visa melhorar a fluidez do trânsito no local principalmente em horários de pico criando uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, proporcionando assim, maior segurança, conforto e eficiência.

Dessa maneira, além de desafogar o trânsito do trecho, agiliza o deslocamento de uma das principais vias da cidade e melhora o desempenho da regularidade operacional.

- Características:

O trecho possui 700 metros de extensão e está compreendido entre a interseção com a Rua Rocha Cardoso e Rua do Imperador/Dr. Nelson de Sá Earp.

Por este trecho da via circulam 120 ônibus/hora operados por 65 linhas de transporte público, que juntas transportam cerca de 7.000 passageiros/hora, nos horários de pico.

No local há 37 vagas livres para estacionamento de veículos, 2 vagas para embarque e desembarque, 2 vagas (5 metros cada) para motocicletas, 1 vaga para carga/descarga de valores, 1 vaga para carga/descarga de comercial, 1 vaga para idoso e 1 vaga para deficiente físico, regulamentadas de segunda a sexta-feira.

Em condições de tráfego livre, esse trecho pode ser feito em aproximadamente 2 minutos. No entanto, sob as condições severas do trânsito no pico da tarde, o tempo de viagem do transporte coletivo supera os 15 minutos.

Veja a seguir a proposta e os benefícios resultantes.

- Benefícios Diretos:

1) Aumento da velocidade comercial do transporte coletivo;
2) Melhoria da regularidade da operação (diminuição dos atrasos e cumprimento das partidas previstas);
3) Diminuição do consumo de combustível;
4) Diminuição da poluição causada pelo tráfego congestionado.

- Benefícios Indiretos:

Impactos positivos para a sociedade:

1) Valorização do transporte público;
2) Diminuição do consumo do óleo diesel passando de 0,6 litros/km para 0,42 litros/km.

- Curiosidades:

1) Nesse trecho de 700 metros os 120 ônibus percorrem 1.260 km por dia, equivalente a 33.000 km por mês;
2) Cerca de 7.000 passageiros/hora é o volume transportado por esses 120 coletivos, nas horas de maior demanda;
3) 15,8 toneladas de poluição por ano é o que seria reduzido com a melhoria da velocidade operacional dos ônibus nesse trecho.

 

 

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