Petrópolis -RJ
Visite a cidade Imperial

O padre Fábio de Melo vai abrir o Natal Imperial de Petrópolis, Região Serrana do Rio, no dia 1° de dezembro, com grande show na Praça da Liberdade, a partir de 19h. Este ano, a cidade retoma a tradição natalina com mais de 2 milhões de lâmpadas iluminando árvores, pontos turísticos e prédios públicos no Centro Histórico e distritos, como Itaipava, além da instalação de uma árvore flutuante de 15 metros de altura no Lago do Quitandinha. Uma extensa programação cultural, que vai até o dia 06 de janeiro, com autos de Natal, grandes shows, gastronomia, atrações para crianças e corais, também faz parte da festa. Um dos pontos altos do Natal será a Parada Iluminada, com desfiles de fantasias e alegorias temáticas, nos primeiros três domingos de dezembro (3,10 e 17), sempre às 19h30, ao longo da Rua do Imperador. 

Mais de 300 mil pessoas devem passar pela festa, que tem o objetivo de ser a maior dos últimos anos. A cada semana serão 18 atrações promovidas pela prefeitura, de quinta-feira a domingo, que resgatarão o clima de Natal em Petrópolis. Outras atrações serão promovidas ainda pelo Sesc RJ, parceiro na programação, com grandes shows, como de Maria Rita, Carminho e Fernanda Abreu. O clima é de otimismo na rede hoteleira, que pretende preencher 80% dos 6.365 leitos disponíveis na cidade, nos fins de semana. Devem ser injetados na economia da cidade R$ 200 milhões no mês de dezembro. 

Boa parte da programação estará no Centro Histórico. A Rua do Imperador, por exemplo, vai receber a Parada Iluminada, com fantasias, alegorias e músicas natalinas. Com a proposta de trazer um mundo de beleza e sonhos, a Parada Iluminada será um dos pontos autos do Natal. 

Já a Praça da Liberdade será transformada na “Vila Imperial”, onde ficará a Casa do Papai Noel. O espaço recebe decoração especial e gastronomia. O destaque na programação fica por conta da chegada do bom velhinho, com show de Bia Bedran, no dia 03 de dezembro, às 17h. No Palácio de Cristal será o “Doce Natal”, o paraíso das guloseimas, com barraquinhas de doces e comidas típicas, além de artesanatos. Tanto a praça quanto o palácio serão palcos das apresentações de corais, atividades artísticas, oficinas e ações voltadas para crianças e adultos. 

Outro ponto turístico que terá programação especial é o Palácio Amarelo, com um espetáculo natalino de projeção mapeada. Sem falar na Catedral São Pedro de Alcântara, que abrigará o presépio da cidade, e terá celebrações especiais. 

“Desde o início da gestão nós sempre miramos grande, sonhamos grande. E preparamos esse Natal com muito carinho e muito trabalho, sempre pensando em uma programação que agrade à todos: população, turistas, empresários. Por isso, a palavra do Natal este ano é Compartilhar”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo. 

O Theatro Dom Pedro também receberá uma grande atração dentro da programação de Natal. O espetáculo “78 Musical”, que traz o clima da década de 1970 contando a história de amor entre Rita, uma bailarina de jazz das danceterias, e Tom, um hippie de Lumiar. Artistas da época, como Bee Gees, ABBA, Michael Jackson, Elton John, Village People, Elis Regina e Secos & Molhados estão na trilha sonora. A performance reúne 30 atores/cantores, 6 bailarinos, maestro e músicos.