SESMT

SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e é uma equipe de profissionais da saúde, que ficam dentro das empresas para proteger a integridade física dos trabalhadores.

O SESMT foi criado com o aumento de acidentes que os funcionários, em geral, estavam sofrendo no local de trabalho nas empresas. Mas não apenas para isso, o SESMT também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre o aparecimento de novas doenças, esclarecimentos sobre qualquer tipo de doença e também evitar que pequenos acidentes de trabalho possam acontecer.

CIPA

O objetivo da CIPA é "observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos" Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, é composta por representantes da empresa e representantes dos funcionários, que trabalham em conjunto para proporcionar um ambiente seguro nas empresas. Essa comissão é responsável por fiscalizar o uso dos equipamentos de segurança individual e solicitar troca ou manutenção de EPIs que apresentem riscos para a segurança dos trabalhadores. Os representantes da empresa e os representantes dos empregados vão juntos trabalhar pela segurança da empresa por meio de elaboração e execução de projetos de melhorias e de prevenção a acidentes de trabalhos.

Para fazer parte do SESMT é preciso atender aos seguintes requisitos:

Médico do Trabalho: O profissional deve ter diploma além do diploma de médico, curso de pós graduação na área de medicina do trabalho ou fazer a residência médica em alguma área que seja relacionada com a saúde do trabalhador.

Engenheiro de Segurança do Trabalho: O profissional deve ter graduação em Engenharia ou Arquitetura e possuir pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Enfermeiro do Trabalho: Profissional formado em enfermagem com curso de pós graduação na área de Enfermagem do Trabalho.

Técnico em Segurança do Trabalho: Profissional com curso técnico e registro no ministério do Trabalho.

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho: Técnico em Enfermagem com certificado de qualificação em enfermagem do trabalho.

 

 

© 2020 Petro Ita Transp. de Passag. Ltda. || Rua Coronel Veiga, 1157 - Centro - Petrópolis - RJ || CNPJ.: 31.134.851/0001-50 Insc.Est. 84.328.472 Tel.: +55 24 2103-0599