Biometria Facial

 Além de tornar os sistemas de identificação, controle de acesso e gestão de pessoas mais inteligentes e com menores margens de erro, os sistemas de reconhecimento facial oferecem uma série de vantagens e aplicações distintas. Elas os tornam especialmente atrativos para situações em que existe um grande fluxo de pessoas.

- O que é?

Muito do que pensamos a respeito da tecnologia de biometria facial saiu das telas do cinema e das obras de ficção científica e ganhou espaço na realidade. Hoje, essa solução é mundialmente utilizada todos os dias. Afinal, para seu uso, basta uma câmera adequada e um software de reconhecimento facial, responsável pelo processamento dos dados.

Utilizada para os mais diversos fins, que vão desde a identificação de suspeitos em meio a uma multidão até o controle de acessos em empresas de transportes de passageiros, a biometria facial é uma tecnologia segura e eficiente. É possível aplicá-la em uma grande variedade de situações.

- Como Funciona?

Para o reconhecimento por meio de biometria facial, é utilizada uma técnica que define traços únicos que devem ser mapeados, em formato binário, tendo em vista que o rosto humano é formado por diversas características distintas. Essas características são conhecidas por pontos nodais (são considerados 80 pontos nodais na face humana para a análise). 

Entre os pontos nodais, é possível destacar: a distância entre os olhos; o tamanho do queixo; a linha da mandíbula; o formato dos olhos e do nariz; o comprimento do nariz, etc. Essas e outras características permitem distinguir duas pessoas, por mais parecidas que elas sejam, já que esses pontos formam uma espécie de assinatura facial.

O software de reconhecimento facial lê os pontos do rosto, os codificando em uma sequência digital. Com isso, o sistema passa a ser capaz de identificar os indivíduos de acordo com as informações disponíveis no banco de dados. Esses dados são comparados com a imagem captada pela câmera, permitindo identificar pessoas com praticamente 100% de taxa de acerto. Isso oferece mais praticidade e segurança ao processamento de informações e à gestão de pessoas.

- Biometria no transporte coletivo de passageiros

Os cartões são passados normalmente nos validadores. Câmeras a eles acopladas fazem uma sucessão de fotos automáticas que “leem” o rosto do usuário através das medidas entre pontos específicos, associando o rosto mapeado ao cartão do portador, o que possibilita a identificação da fraude, caso outra pessoa tente usá-lo posteriormente. 

A tecnologia permite que as fotos e o mapeamento facial sejam feitos em questão de segundos, sem gerar qualquer atraso no embarque. As máquinas têm também a capacidade de selecionar as fotos de melhor qualidade e armazená-las para comparação com as do cadastro.

- Quem controla?

 O Setranspetro - Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis - é o responsável pelo controle de Biometria Facial na cidade. 

 

© 2020 Petro Ita Transp. de Passag. Ltda. || Rua Coronel Veiga, 1157 - Centro - Petrópolis - RJ || CNPJ.: 31.134.851/0001-50 Insc.Est. 84.328.472 Tel.: +55 24 2103-0599