Relembre alguns dos momentos de 2020

O ano chegou ao fim e com isso reunimos aqui alguns dos momentos de destaque ocorridos ao longo de 2020.

Se você acompanhou os eventos que ocorreram ao longo deste ano, poderá rever algumas ações realizadas, se ainda não viu, essa é a sua oportunidade de ficar por dentro.

Diante de tantos momentos difíceis e turbulentos, levamos de 2020 um grande aprendizado. E aqui reunimos alguns destaques na esperança de um 2021 muito melhor.




 

1 - Samuel Reis


 Você conhece alguém que seja admirador de ônibus? São pessoas que conhecem cada informação sobre os coletivos, desde os motores, até a empresa operante. Nossa equipe encontrou com Samuel Reis, um jovem que leva em seu coração a paixão pelo modal. Samuel foi convidado pela nossa equipe para conhecer a empresa e ver de perto os novos veículos da empresa, recém chegados.

Além disso, também visitou toda a nossa infraestrutura do CCO (Centro de Controle Operacional) que monitora todo o serviço na cidade.


2 - Jorge Fernando

  Jorge Fernando completou 3 aninhos de idade e pediu à sua mãe, como presente de aniversário, conhecer um ônibus pessoalmente. Ficamos muito felizes em poder atender ao pedido e de fazer parte da realização de um sonho. 

Hoje, Jorge Fernando está quase completando 4 anos. Toda a equipe Petro Ita deseja um ótimo aniversário, repleto de alegrias.


3 - Voluntariado

 Colaboradores da Petro Ita se mobilizaram em ajudar um colega de trabalho. Na ação, todos contribuíram um pouco para poder proporcionar uma qualidade de vida melhor ao nosso querido Paulinho e família. Foi maravilho e gratificante poder fazer parte de uma ação tão bonita.


4 - Chegou o Coronavírus

 A pandemia chegou ao país e, na época, ainda era um assunto pouco conhecido dentre os brasileiros. 

O novo coronavírus foi identificado em investigações epidemiológica e laboratorial, após casos de pneumonia sem causa aparente. Centenas de casos foram detectados na China, depois na Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Vietnã, Cingapura, Arábia saudita e Estados Unidos da América; em os todos os casos as pessoas estiveram em Wuhan, China.

A Petro Ita fez o seu papel de pesquisar e acompanhar os principais órgãos de saúde mundiais e repassar toda e qualquer informação sobre o novo vírus que vinha assolando o planeta. Também repassamos todos os cuidados preventivos que se tinha ciência que poderiam resguardar a saúde da população.

Divulgamos detalhes de como o vírus se alastrava pelo país e pela cidade e também medidas para evitar transmissões ainda maiores.


5 - Fechamento do comércio

  Ações da prefeitura, seguindo determinações do governo estadual e federal, realizaram o fechamento da maior parte dos estabelecimentos comerciais visando frear o avanço do covid-19 na cidade. Apenas serviços essenciais se mantiveram operantes, e conosco não foi diferente. 

A Petro Ita se manteve em operação. Gostaríamos de parabenizar todos os profissionais (não somente do transporte público) que, mesmo estando na linha de frente, se mantiveram e ainda se mantém firmes, possibilitando que esses serviços continuem operantes, evitando assim uma crise ainda maior.

A reabertura do comércio foi realizada de maneira gradual.


6 - Limpeza e higienização intensificadas

 Diante do grande avanço do coronavírus, a Petro Ita intensificou a limpeza e higienização de todos os veículos em operação para garantir assim, maior segurança aos passageiros. Todos os veículos são esterilizados em todos os intervalos de viagens. 

Outra medida adotada pela empresa foi a de adequar os horários de trabalho dos colaboradores para assim evitar aglomerações e riscos à saúde dos mesmos. A limpeza e higienização intensa se mantém até os dias de hoje.


7 - Obrigatoriedade do uso da máscara

 O uso da máscara se tornou obrigatório em todo tipo de serviço de transporte na cidade. Também foi determinado que para acessar os estabelecimentos da cidade e até transitar pelas ruas, o seu uso é indispensável. Todos os nossos colaboradores utilizam o acessório e a regra se manterá até que a pandemia seja completamente finalizada.

Também foram divulgados aqui em nosso site e pelo aplicativo da empresa a maneira correta tanto da sua utilização como a limpeza do acessório. O uso do item é obrigatório para embarque nos coletivos, não podendo ser retirados durante a viagem.


8 - Álcool em gel

 Além de disponibilizar máscaras a todos os funcionários, também foram entregues potinhos com álcool em gel.

Ao mesmo tempo, informamos a utilização correta dos acessórios e sinalizamos para que os colaboradores ficassem atentos a situações corriqueiras do dia a dia que pudessem colocar os mesmos em risco, como evitar de levar as mãos aos olhos sem realizar a esterilização correta antes - dentre outras situações.


9 - Aferição de temperatura

 Aferições de temperatura são realizadas frequentemente com nossos colaboradores, principalmente os que atuam no departamento operacional. Desta maneira, não apenas resguarda o funcionário como também favorece à segurança dos passageiros.


10 - Testagem de coronavírus

 A Petro Ita em parceria com a Secretaria de Saúde de Petrópolis realizou a testagem rápida do covid-19 a seus colaboradores. A testagem foi realizada na garagem da empresa e contou com a participação de mais de 250 pessoas, respeitando todas as normas de distanciamento e segurança.


11 - Reinauguração do Terminal do Centro

 Depois da reforma completa, o Terminal do Centro recebeu de volta as linhas que foram transferidas durante a obra. O Terminal é destino de 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus com destino a bairros como Alto da Serra, Quitandinha, Bingen, Retiro e Valparaíso. Antes da pandemia, o movimento alcançava 100 mil pessoas, entre passageiros e pedestres.

As pias colocadas próximo ao banheiro feminino são instalações provisórias para permitir que a população faça a lavagem das mãos, de forma a prevenir o contágio do coronavírus. O piso em granitina foi todo refeito e polido e ainda foram instalados azulejos podotáteis para auxiliar no deslocamento de pessoas com deficiência visual – ou seja, a reforma tornou o Terminal Centro mais acessível.


12 - Novos validadores

 A Petro Ita renovou todos os seus validadores. Um sistema de bilhetagem eletrônica é composto por um conjunto de equipamentos e softwares especialmente desenvolvidos para automatizar o pagamento das passagens no sistema de transporte público utilizando créditos eletrônicos. Créditos estes que são geridos pelos operadores de transporte de cada município e carregados nos cartões dos usuários.

Algumas vantagens da bilhetagem eletrônica:

• Proporciona maior rapidez no percurso pois diminui o tempo de embarque;

• Aumenta a segurança para os rodoviários e para os passageiros ao diminuir, de maneira expressiva, o volume de dinheiro dentro dos ônibus;

• Elimina o problema de falta de troco;

• Reduz a evasão de receita das empresas;

• Facilita as empresas que adquirem o benefício para os seus funcionários a controlar o uso e a distribuição do mesmo;

• Impede a fraude das gratuidades, assegurando o benefício para quem realmente tem o direito;

• Reduz a evasão de receita das empresas;

• Criação de redes de integrações - que permitem ao usuário do sistema fazer várias viagens pela rede de transportes (transbordo).


13 - Transportando saúde pela cidade

 A Petro Ita em parceria com o Sest Senat - unidade Três Rios - realizaram uma ação de suporte aos funcionários da empresa. Os colaboradores tiveram a oportunidade de receber atendimentos de fisioterapia e informações de como melhorar a postura cervical no dia a dia. A ação foi realizada durante a  semana nacional do trânsito e teve como objetivo fomentar práticas saudáveis no ambiente de trabalho.


14 - Transportando saúde bucal

 Em mais uma parceria entre a empresa e o Sest Senat - unidade Três Rios - foram realizadas consultas odontológicas aos colaboradores da Petro Ita. Todos receberam dicas de como manter a saúde em dia, realizando a escovação correta, a utilização e importância do fio dental, além de ganharem brindes para suporte à saúde bucal. 



15 - Dia saudável - Aferição de pressão

 Buscando fomentar práticas saudáveis aos colaboradores da Petro Ita, aferições de pressão e dicas de saúde foram repassadas a todos. A ação visa não somente verificar a pressão arterial no colaborador como também mostrar a importância de se manter saudável para principalmente resguardar a saúde pessoal.  


16 - Dia saudável - Aferição glicêmica

 Assim como a aferição de pressão, a aferição glicêmica também é monitorada no "Dia Saudável". Pessoas que mantêm a saúde em dia rendem mais no ambiente de trabalho, promovendo ainda mais a segurança pessoal e do serviço realizado.


17 - Novos motoristas

 A Petro Ita formou mais 5 novos motoristas em seu quadro de colaboradores. Parabéns a todos pela conquista!

Os novos condutores se formaram na Escola de Formação de Motoristas 2020 após seleção e treinamento. Que neste ano que se inicia, todos possam exercer a função com zelo e alegria.


18 - Vandalismo nos coletivos

 Realizamos a campanha em combate ao vandalismo nos coletivos. O problema é diário e o coletivo é de uso de todos.

Vamos nos conscientizar e repassar a importância de não vandalizar o coletivo. O vandalismo atrapalha toda a operação pois retira o veículo para reparo. Causa prejuízo à empresa e aos demais passageiros que utilizam o serviço.  













 

© 2021 Petro Ita Transp. de Passag. Ltda. || Rua Coronel Veiga, 1157 - Centro - Petrópolis - RJ || CNPJ.: 31.134.851/0001-50 Insc.Est. 84.328.472 Tel.: +55 24 2103-0599