Rio quer taxar Uber para tapar contas e buracos

Com a grave crise fiscal deixada pelo ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que atualmente cumpre prisão domiciliar, a Prefeitura do Rio tem urgência em encontrar fontes de receita e uma das saídas estudadas é a taxação de serviços de aplicativo como Uber, afirma a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Em entrevista ao Valor, a economista disse que o assunto está sendo debatido pela equipe do prefeito Eduardo Paes (DEM). Uma das justificativas é o desgaste causado às vias da cidade pelo número crescente de carros com motoristas profissionais. Cobrança similar foi tentada por Crivella, mas acabou derrubada pela Câmara Municipal.

“O desafio no caso do Uber é que não conseguimos controlar a quantidade de carros que estão usando e sobrecarregando a via. É preciso pensar como cobrar pelo uso da via. A gente ainda está estudando como vai ser [a taxação], mas isso é uma das prioridades da gestão. Vamos pensar essa regulamentação nos primeiros cem dias de mandato”, diz Maína, cuja posição encontra respaldo na cúpula do governo.

“Eu sou a favor dessa taxação. Não só por uma questão de ordenamento da cidade, como também de compensação pelo uso das vias públicas. Mas essa é uma ideia ainda muito crua, que vamos aperfeiçoar”, afirma Pedro Paulo, secretário de Fazenda, Planejamento e Controladoria. Maína é uma das apostas do secretariado de Paes e, com perfil técnico, oriunda da academia, assume uma área sempre às voltas com a pressão de grupos de interesses.

A economista reconhece a existência de uma “caixa preta” na interação entre poder público e concessionárias de ônibus e defende regulação mais ostensiva do setor — historicamente marcado pelo forte lobby e pela frequência nos escândalos de corrupção.

A secretária, contudo, dispensa o mero enfrentamento e fala em diálogo e conciliação para chegar a um denominador comum entre as demandas de empresários e da população: “É um desafio, mas podemos garantir boas condições para as operadoras e boa qualidade de serviço ao usuário”.

 

© 2021 Petro Ita Transp. de Passag. Ltda. || Rua Coronel Veiga, 1157 - Centro - Petrópolis - RJ || CNPJ.: 31.134.851/0001-50 Insc.Est. 84.328.472 Tel.: +55 24 2103-0599